SOARES JUNIOR

Francisco Soares de Lima Junior

O Rio Grande do Norte está passando por um momento único, em termos de perspectivas para dar um novo e definitivo salto na sua economia, transformando de forma definitiva o quadro de potencialidades em reais oportunidades de riquezas para a população.

O trabalho realizado pelos diversos setores produtivos em parceria com a FIERN, conhecido como MAIS RN, traçou as principais linhas de desenvolvimento que deverão ser focadas nos próximos anos, com potencial de transformação para alavancar a economia. Um dos principais entraves apontados nos estudos realizados para aumentar a capacidade de produção é a logística, que encarece e até inviabiliza a introdução de grande parte de nossos produtos nos mercados consumidores.

Embora os custos para viabilizar a logística necessária seja muito grande, a flexibilização da legislação permitindo a participação privada em obras públicas abre uma nova perspectiva para conseguir trabalhar na captação de investidores privados e avançar com a construção de um novo porto graneleiro, e até ferrovias interligando o RN ao sistema ferroviário regional e nacional.

A possibilidade de transformar o Aeroporto Aluizio Alves em um “Hub Internacional”, já entendido até pelos Correios, que imediatamente definiu seu novo centro de distribuição internacional, aliado a alguns fatores considerados muito importantes como o setor de Tecnologia da Informação (TI), através da consolidação do Instituto Metrópole Digital, o qual tem criado as condições ideais para atrair grandes empresas ligadas a produção de softwares, aproveitando a qualificada mão de obra disponibilizada pelo Instituto, outros importantes setores de serviços serão fundamentais para o fortalecimento da economia da região metropolitana e sua grande transformação em andamento.

Natal continua sendo um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, não sendo ainda o primeiro por falta de oferta de assentos em aeronaves nos vôos em operação e o elevado custo das passagens, mas com os ajustes na malha aérea que ocorrerão nos próximos meses, a oferta por parte das companhias aéreas, decorrentes da redução do ICMS do QAV, certamente mudará e Natal, muito em breve estará no topo do destino mais vendido do Brasil.

Os projetos que a cidade necessita para melhor atender ao turismo são de fácil execução, recuperação da praia de Ponta Negra (engorda), melhorias nos corredores turísticos, sinalização, nada que um Ministro do Turismo tenha dificuldades para conseguir para o seu Estado.

Com relação a garantia da segurança nas áreas turísticas também não tem segredos, é só botar para funcionar as câmeras nos principais corredores, acompanhamento e policiamento 24 horas, pois a rede hoteleira já esta pronta e é considerada uma das melhores do Brasil. A gastronomia esta num estagio bastante avançado e desenvolvido, não devendo nada aos restaurantes dos melhores centros.

O hub aéreo internacional da LaTam, que inicialmente deverá oferecer vôos diários para mais de 18 destinos na Europa, quase todas as capitais Sul americanas e varias capitais da América Central será o principal indutor do desenvolvimento econômico do Estado, possibilitando viabilizar a integração intermodal nos três principais setores, o que permitira a exploração comercial competitiva de seus principais produtos como minérios, sal, fruticultura, pescado, e ao mesmo tempo conseguira internalizar os produtos aqui consumidos a preços mais competitivos.

Todos os demais setores da economia poderão ser beneficiados com a melhoria econômica do Estado criando-se condições para o desenvolvimento de novos pólos turísticos, consolidar o turismo de negócios no Pólo costa Branca, incentivando os roteiros de visitas as salinas, as fazendas de produção de fruticultura irrigada, o turismo religioso e os demais nichos de mercado que possibilitem ampliar a permanência media do turista no Estado.

O momento é impar pela disposição do atual governador em priorizar o turismo como principal atividade econômica em condições de transformar o Estado, o Ministro do Turismo tem plena consciência da importância do seu papel e da oportunidade que está sendo colocada em suas mãos, e os Prefeitos estão plenamente abertos para promover e consolidar o Rio Grande do Norte como principal destino turístico do Nordeste. O momento é esse.

O Rio Grande do Norte está passando por um momento único e precisa da compreensão e participação dos principais atores da sociedade mostrando visão de futuro, união e objetividade.

Francisco Soares de Lima Junior – Consultor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *