Terminarei minha participação anual neste Ponto de Vista com alguns dos pensamentos inspiradores de Felipe Cubillos, empresário e milionário chileno, que após amealhar considerável fortuna dedicou-se à filantropia. Cubillos faleceu num acidente aéreo em 2011, no Arquipélago de Juan Fernándes, aos 49 anos de idade.

Acerca de teus filhos – Definitivamente não são teus. Deves amá-los e educá-los com o exemplo e orientá-los para que busquem os próprios sonhos; não os teus. Não esperes que te agradeçam tudo o que fizeres por eles; esse agradecimento virá muitos anos depois, talvez quando já fores avô – aí eles reconhecerão o que é ser pai e mãe.  Porém, se antes disso, decidirem dizer que estão orgulhosos de serem teus filhos, te consideres recompensado.

Acerca de teus pais – Nunca deixes de agradecer-lhes o fato de terem te posto neste mundo maravilhoso e de te haverem dado a possibilidade de viver, somente isso, viver.

Acerca de teus limites – Eles não existem e estão muito além do que imaginas. Quanto mais além? Esta é uma pergunta que tens que levá-la ao extremo para descobrir.

Acerca do talento – Não serve para nada se não vier acompanhado de determinação, planificação, disciplina e perseverança. O talento é efêmero, a determinação, eterna.

Acerca do amor – Deves dar graças ao Universo se te despertam a cada manhã com um beijo e um sorriso. Lembras-te das abelhas e das mariposas, elas não buscam a flor mais bonita do jardim, somente aquela que tem maior conteúdo.

Acerca dos amigos – Eleges aqueles que estiveram contigo quando estivestes por baixo, porque quanto estiveres no auge eles irão te sobrar.

Acerca da riqueza – Uma vez que tenhas consolidado o teu fluxo de caixa, tratas de comprar mais tempo do que dinheiro, mais liberdade do que escravidão.

Acerca da angústia e da amargura – Quando creres que já não é possível suportar os sofrimentos que te agoniam, que já não podes nada fazer, dás-te um tempo para ver as estrelas e esperas despertar o amanhecer, então descobrirás que sempre nasce o sol… Sempre!

Acerca do presente – Vivê-lo intensamente é o que realmente importa. Os que vivem aferrados ao passado já morreram e os que vivem sonhando com o futuro ainda não nasceram.

Acerca dos sonhos – Nunca renuncies a teus sonhos, persegue-os apaixonadamente e se não conseguires, não importa. Só o fato de haveres percorrido esse caminho terá valido a pena.

Acerca de Deus e o Céu – Creio que se vivermos fazendo o bem poderemos estar na lista de espera se é que o Céu existe, e se ele não existe, teremos tido nosso próprio Céu aqui na Terra. Quanto a Deus não o encontraremos apenas nos mares do Sul, nas ondas, nas nuvens, nas tormentas, Ele sempre esteve conosco, dentro, bem dentro de nós.

José Narcelio Marques Sousa é engenheiro civil e escritor –  [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *