O QUE BUSCAR PRIMEIRO –

Muita gente acredita que esse mandamento do Cristo, “buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”, significa você pertencer à uma religião e praticar todas aquelas atividades que as pessoas consideram como sendo para Deus: ir à igreja, orar, rezar, louvar a Deus, etc. Aí, então, Deus lhe concederá uma fortuna em bens materiais.

Verdade é que essas atividades, vamos dizer “religiosas”, são importantes, porque ajudam a ligar o indivíduo ao divino, ao espiritual. Mas, veja bem, o que nós precisamos entender é que, o que Deus quer que a gente busque, primeiro, é viver a espiritualidade na íntegra, ou seja, tudo que você estiver fazendo, seja em casa, no trabalho, junto aos amigos ou familiares, seja na rua, etc., o que você estiver fazendo, repito, seja a expressão da sua natureza divina, do divino que existe dentro de você.

Então, por exemplo, se em casa você faz os afazeres domésticos, faça-os como se tivesse agradecendo a Deus pela casa que você tem, pela família que você tem; quando você estiver no trabalho, da mesma forma; não veja o trabalho como uma carga, algo pesado, difícil, mas como uma expressão do seu agradecimento a Deus, por Ele ter fornecido aquele meio de sustentar o seu corpo e a sua família.

Então, tudo que você fizer tem que ser uma expressão do seu amor a Deus, da sua compreensão, da consciência sobre a vida, do espírito que você é. Como se Jesus dissesse: buscai primeiro este entendimento, esta forma de vida, esta compreensão, esta consciência, e tudo mais será acrescentado, porque uma pessoa que vive desta forma, agradecida a Deus pelo corpo que tem, pela vida que tem, pela família que tem, pelo trabalho que tem, por tudo, essa pessoa transforma esta vida em algo divino, prazeroso, no bom sentido da palavra. E, então, tudo flui facilmente, tudo o que ela precisar vem para ela de uma forma fácil, tranquila, segura.

Porém, o que se vê? Uma grande quantidade de pessoas em busca de bens materiais! Se preocupando em acumular bens! Outras se dizem religiosas, buscam uma igreja, mas, também, objetivam angariar riquezas; como se fosse uma troca: Eu vou buscar uma igreja para que Deus me abençoe. Esse “abençoe” seria Deus despejar bens e mais bens materiais sobre a pessoa! Isto é um erro e uma infantilidade, porque não são os bens materiais que fazem a pessoa feliz. Muitas vezes, dar-se exatamente o contrário: os bens materiais atrapalham o crescimento espiritual!

Estamos aqui na terra para nos purificar, para nos aperfeiçoar, para nos descobrir, nos transformar em verdadeiros discípulos do Cristo.
Então, este mandamento de Jesus deve ser entendido como: buscai primeiro o teu encontro com Cristo, o encontro com o teu Eu divino, com o espírito que és; o encontro com a consciência espiritual que está em tua própria essência.

Buscai primeiro entender o que significa “encontrar-se com Cristo”, interiormente e não exteriormente.

O encontro com Cristo é algo mais profundo, está dentro da alma. Quando a gente se encontra com Cristo, a gente se sente pleno, independentemente das circunstâncias; independe de ser rico ou pobre, preto ou branco, famoso ou não, letrado ou não. O encontro com Cristo é a realização verdadeira do homem como espírito, como vida.

É o cumprimento da vontade do Cristo que quer que sejamos um com Ele, assim como Ele é um com o Pai Celestial.

Este é o objetivo: a unificação, a unidade entre o homem, Cristo e Deus. Esta é a nossa meta final, é a realização completa do homem. É isto que Cristo quer quando diz: buscai primeiro o reino de Deus e tudo o mais vos serão acrescentado.

Uma vez realizado o homem, como espírito, do que mais ele precisa? A riqueza, na concepção atual de propriedade privada, separada, desaparecerá. Quem concebe a verdade não se sente dono de nada, embora tudo esteja ao seu dispor. Agora, ele pode dizer: eu o Pai somos um.

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
  As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *