O PASSADO E A SAUDADE –

Saudade “Sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vivida.”

Passado, lembranças de experiências vividas. Ao meu ver a saudade e o passado estão ligados um a outra.

Tive uma crise de Chikungunya que me deixou hospitalizado vários dias, e em casa de cama até hoje.

O quarto do hospital tinha uma janela que dava a vista para o morro de Mãe Luíza, também a sensação que estava mais perto. Lembrei-me do tempo de criança quando a gente subia o morro, rumo ao desconhecido, que era a Via Costeira, as imensas (para nós) barreiras roxas, o morro com suas belezas naturais de sua flora e fauna. Tomar banho de mar era uma festa. Juntei o passado com a saudade e a noite vinha os sonhos, com a meninada jogando “pelada” na rua, biloca, e outras brincadeiras, sonhar com amores perdidos e achados.

Na janela do meu quarto, a visão é para o céu, onde vejo o voo dos pássaros, tem uma antena grande que acho ser eu de televisão, onde pousam vários. Uma tardinha, estava olhando o céu quando vi uma revoada de andorinhas, veio a lembrança de quando criança elas ficavam nas torres das igrejas, e quanto eu ia para missa ficava admirando o voo do bando.

Também ficava olhando os pássaros pousando na antena, as vezes pousavam dois e ficavam cantando por muito tempo, uns um canto bonito, alegre outros um canto triste, mas, não deixava de ser bonito.

 Os casais de pássaros me levam ao passado, onde lembro a primeira namorada, lembro meu namoro com minha esposa, lembro várias amigas de vestido tubinho, cabelo curtinho e os rapazes de camisa de manga compridas, calças boca de sino, um pente flamengo no bolso e brilhantina glostora nos cabelos alguns chegavam a brilhar. Lembro as matinés no América, ABC, ASSEM e CAMANA aos domingos no final das tardes e comecinho da noite

O tempo passa, caminhamos todos juntos com ele, uns partem mais cedo  deixam uma saudade que nunca se apaga e vivemos sempre com ela, outros permanecem nesta caminhada.

“Saudade é a prova que o passado valeu a pena”.

 

 

Guga Coelho Leal – Engenheiro e escritor, membro do IHGRN

As opiniões emitidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *