“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus 6:24).
Alguns tradutores não traduzem a palavra hebraica “Mamom” para “Dinheiro”, do nosso idioma. Preferem deixá-la no original. A palavra “Mamom” abre mais possibilidades, é mais abrangente que “dinheiro”. Mamom tanto pode significar riqueza material quanto cobiça, ganância, avareza, ou seja, algo que destrói a alma humana.
No famoso sermão do monte, Jesus adverte aos seus discípulos: quem quiser seguir o Caminho da Verdade, o Cristo, salvar a sua vida, não pode ser escravo do dinheiro, ou de qualquer bem material.
O dinheiro, assim como qualquer coisa física, não é bom nem mau em si mesmo, suposto que só aquilo que tem consciência, livre arbítrio, pode ser bom ou mau. Assim, não é o dinheiro em si que faz o homem mau – nem é isto que o Cristo afirmou. Ele diz: ninguém pode SERVIR a Deus e SERVIR ao dinheiro, às riquezas. Quem serve é servo. Se servimos a Deus, somos servos de Deus. Se servimos ao dinheiro, somos servos do dinheiro, escravo das riquezas.
Servir a Deus é ser instrumento d’Ele. É cumprir seus mandamentos. É amá-Lo sobre todas as coisas. É amar ao próximo como a nós mesmos. Vale dizer: é compreender, perdoar, amar, servir…
Servir ao dinheiro, às riquezas materiais, é escravizar-se, é ser possuído ao invés de possuir. É colocar-se a serviço dos bens materiais, ao invés de colocar os bens materiais a seu serviço, a serviço da obra de Deus, a serviço do amor fraterno.
O homem sob o domínio do ego trabalha para angariar bens gananciosamente, egoisticamente, e aí se escraviza.
O homem já consciente do ser que é, da vida que é, nascido de novo em Cristo, trabalha como se trabalhasse para Deus, usando de todos os meios físicos e espirituais, a ele disponibilizados pela Providência divina, em benefício próprio e de seus semelhantes.
Aquele que está dividido ainda não se deixou ser tomado pela Luz redentora do Cristo-Jesus; ora serve a um, ora serve ao outro.
Esforcemo-nos, pois, para servir somente a Deus!
João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
   As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *