Lançamento do livro “Manual Prático das Eleições” e da cartilha “A Família Cidadã e as Eleições”, de autoria do juiz Jarbas Bezerra e da advogada Lígia Limeira, ocorreu ontem, na Saraiva do Midway Mall

O lançamento do livro “Manual Prático das Eleições” (6ª edição) e da cartilha “A Família Cidadã e as Eleições”, ontem (1º), na livraria Saraiva do Midway Mall, deu início ao projeto ‘Setembro Cidadão’, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira.

Pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, o projeto faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec) e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa (que chama atenção para a prevenção do câncer de mama) e a campanha de conscientização Novembro Azul (que tem como objetivo orientar a população sobre o câncer de próstata).

Jarbas Bezerra e Lígia Limeira criaram o Setembro Cidadão por entender que o maior problema do Brasil é a falta de educação cidadã. O projeto virou lei em 27 de agosto de 2013, depois de aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionado pela governadora do Estado.

Uma grande e diversificada programação, espalhada por vários lugares, movimentará a cidade durante o mês com atividades voltadas para a educação cidadã.

Nos eventos, será distribuída a cartilha Cidadania A-Z, com conceitos de cidadania numa linguagem simples e objetiva. A ideia é trabalhar a educação e informação. “A ausência do conhecimento sobre o fator ‘cidadão’ é responsável pela situação do país hoje, com o alto índice de violência, impunidade, descrédito nas instituições e desrespeito a ordem jurídica vigente”, diz o juiz Jarbas Bezerra.

A campanha conta ainda com um site (www.setembrocidadao.com.br), gingle, vídeos e dois personagens: os irmãos Edu (diminutivo de Educação) e Cida (de Cidadania). Para dar visibilidade à campanha, prédios públicos serão totalmente iluminados nas cores verde e amarela. Foram escolhidos, o Palácio Felipe Camarão, a sede da Fundação Capitania das Artes, o Pórtico dos Reis Magos e Parque da Cidade. Dez símbolos da campanha, em forma de broche gigantes, foram confeccionados e estão sendo espalhados pelas principais avenidas da cidade, entre elas a Avenida Senador Salgado Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *