MÁSCARAS –

Depois de quase um ano esperando o carnaval, ele parece perto agora. Vamos desengavetar, desempoeirar e quem sabe até comprar máscaras novas para usar nessa festa tão esperada.

O que espanta é quem usa máscara o ano inteiro. De bom profissional, de bom filho, de bom amigo. Não entendem que esses apetrechos só servem para enganar a si mesmos e que as máscaras sempre caem, sempre “desmascaram” o usuário, pois o objetivo delas é ludibriar por alguns minutos, fazer a mágica e sumir.

Quando nos mascaramos de bons pais ou filhos e não o somos, damos escorregadas. Somos desnecessariamente perversos ou travessos.

Quando fingimos ser bons amigos, damos maus conselhos, espalhamos indiscrições, deixamos de ajudar quando nos comprometemos.

Quando encobrimos nossos desgostos profissionais, trabalhamos de mau humor. Negligenciamos pessoas e soluções.

Comparecemos aos nossos templos e os profanamos. Abraçamos nossa família e sentimos pouco ou nada do que está sendo exibido daqueles que veem ou ouvem sobre aqueles nobres atos de amor.

Postamos fotos sobre momentos nos quais não estamos “de corpo presente” pois estamos ocupados divulgando em redes sociais momentos de felicidade dos quais não participamos de fato.

Fechamos contratos em que não nos dedicamos, falamos com pessoas cujos nomes ou conversas não prestamos atenção.

Pregamos a palavra de um Deus cuja Fé não cabe em nós.

A ninguém foi dito para ter uma vida perfeita, de notas de jornais e fotos de redes sociais, mas o próprio Mestre disse que deveríamos ter uma vida plena, como a dele, da qual nos orgulhássemos, de onde seguíssemos seus passos.

É uma vida difícil, cheia de provações e de apontar de dedos. Mas manter tantas máscaras também não deve ser fácil, e quando as máscaras caírem, e elas vão, não acredito que vai ser muito melhor.

 

Ana Luíza Rabelo Spenceradvogada ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *