LIBERDADE, LIBERDADE, ABRA AS ASAS SOBRE NÓS –

Muito se costuma falar sobre liberdade. Dizemos isso e aquilo sem, muitas vezes, conhecer o real significado daquilo que se diz.

Eu atribuo à liberdade o mesmo ônus que o tio Ben (tio do Homem-Aranha) atribuía aos grandes poderes: “grandes responsabilidades”. Liberdade não é fazer o que se quer na hora que se deseja. Liberdade é conhecer os riscos e os limites das opções que se faz, e fazê-las, apesar ou por causa deles.

Conhecer os limites das situações e pessoas nos permite escolher que atitude tomar diante de cada uma delas.  É livre quem é coerente, quem é consciente e quem é responsável.

Já ouvi muito falar por aí que os jovens confundem liberdade com libertinagem.  É uma afirmação correta em parte. É certo que muitas pessoas, na verdade (não só os jovens), desconhecem ou escolhem ignorar os limites, mas o que não se divulga com tanto afinco é que aqueles que ultrapassam a linha do que é aceitável nem sempre têm conhecimento sobre aquilo que fazem e costumam repetir suas ações porque ninguém se levantou para delinear-lhes o caminho.

Liberdade não é usar o sexo como brinquedo, mas entender sua importância e respeitar sua intimidade. Não é dançar pelado em praça pública, beber até cair, gritar com amigos e desconhecidos, humilhar e maltratar pessoas sem consequência. Liberdade não é anarquia, radicalismo, nem destruição.

Ser livre é ser feliz sem magoar o próximo, é ajudar sem impor. É fazer uma coisa boa pelo próximo sem esperar reconhecimento e sem alardear, é escolher o governante através do voto, o companheiro através do amor e usar a serenidade como método de ensino.

É muito importante aprendermos o real conceito de liberdade e suas aplicações práticas para repassar tais ensinamentos às futuras gerações. Devemos deixar o orgulho e o veneno de lado, aprender com nossos erros, ter humildade para ensinar e para receber ensinamentos. Porque liberdade é conhecer o lugar para onde se quer ir e quais caminhos se quer seguir.

 

Ana Luiza RabeloAdvogada ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *