Jogos Paradesportivos irão reunir 300 paratletas no Palácio dos Esportes

Imagem inline 3
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) irá promover, neste fim de semana, a primeira edição dos Jogos Paradesportivos do Natal. A iniciativa pioneira na capital potiguar é fruto da Lei nº 6.507/14, de autoria da vereadora Júlia Arruda, e tem o objetivo de estimular a inclusão de pessoas com deficiência através do esporte, além de valorizar o paradesporto. Serão cerca de 300 paratletas distribuídos em cinco modalidades: goalball, bocha paralímpica, halterofilismo, tênis de mesa e corrida de rua. A programação é gratuita e aberta ao público.
A abertura dos I Jogos Paradesportivos do Natal acontecerá na quinta-feira (16), às 18h30, no Palácio dos Esportes, e a disputa por medalhas será no sábado e domingo (18 e 19). “A concepção de um evento desse tamanho é sempre um desafio, sobretudo na logística das competições, uma vez que envolve modalidades bem diferentes entre si. Mas, temos contado com vários parceiros e, numa ação integrada entre as secretarias da Prefeitura de Natal, organizamos tudo para fazer um grande evento”, destacou a secretária da SEL, Danielle Mafra.
Concomitante aos Jogos, acontece o Fórum do Paradesporto, que está capacitando estudantes das áreas de Saúde e Educação Física para atuarem no evento, além de despertar nos universitários interesse nessa área esportiva, através de conhecimento técnico e experimentação. “Nesse sentido, os Jogos Paradesportivos do Natal assumem também uma perspectiva de legado, fazendo com que a gente pense o paradesporto de forma mais ampla e que não seja um evento isolado, mas que faça parte do dia a dia da SEL”, disse Danielle.
Objeto da Lei nº 6.507, de autoria da vereadora Júlia Arruda, o projeto é fruto de uma luta que vem desde 2014, quando a parlamentar, que preside a Frente em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apresentou a proposta na Câmara Municipal de Natal. “Esse era um sonho do nosso mandato e de todos que lutam pela inclusão das pessoas com deficiência nossa cidade, que é um verdadeiro celeiro de talentos no paradesporto brasileiro e até fora do país, e que precisa valorizar o trabalho das instituições que conduzem esse trabalho com tanto esforço e dedicação”, comemorou Júlia.
Confira a programação do evento:
 
Quinta (16)
18h30 – Abertura dos I Jogos Paradesportivos do Natal
Local: Palácio dos Esportes
Sábado (18)
Manhã – Goalball e Fóruns de capacitação
Tarde – Goalball e Halterofilismo
Local: Palácio dos Esportes
Domingo (19)
Manhã – Corrida de rua, bocha paraolímpica e tênis de mesa
Local: Palácio dos Esportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *