INSATISFAÇÃO –

É impressionante a falta de educação de alguns médicos, a maioria, que atendem no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, isso somado ao mal humor dá pra imaginar o clima como fica. O ambiente já não é essas coisas. Corpos de pessoas doentes nos corredores, no chão , um fedentina danada e o desleixo é sobrenatural. Um inferno.

O que fazer? Onde reclamar? Como mudar esse estado de coisas? Não há, implemente, lugar, pra essas questões. Num Pet Shop os animais tem melhor tratamento e não falta remédios. Nossos médicos deveriam estagiar com veterinários e aprender como se deve lidar com doentes. Aliás, eles até sabem, mas a  frustração de trabalhar ganhando pouco dinheiro, como no SUS, por exemplo, deixa-os assim.  Mas isso não é exceção, é regra. Infelizmente.

Na minha época de representante de Laboratório onde trabalhei na Jonhson & Jonhson, Lederle e Merck, Sharp &  Dohme, visitando médicos, divulgando produtos dessas empresas, haviam profissionais satisfeitos, educados e que  demonstravam prazer em trabalhar, principalmente em hospitais. Por que será que mudou tanto?

Os professores das escolas de medicina mudaram, não são  os mesmos, mas as disciplinas não são as mesmas? Então por que os nossos médicos tem comportamento difícil? Prepotência e egoísmo são seus parceiros constantes.

É raro ver  médicos cumprimentando pacientes nos corredores dos hospitais.  Eles se acham acima da humanidade. Uns deuses.

A gente sabe que a  saúde vai mal, apesar de grandes somas de dinheiro  disponível,      mas a grande culpa é da falta de gestão. Poucos médico sabem gerir  pessoas, finanças e entidades. Daí esse caos. E principalmente quando entra a famigerada política no meio.

Mas nem tudo está perdido. Exemplo de organização é o Hospital Infantil Varela Santiago,  bem dirigido e financeiramente forte. Todo mundo quer vender pra lá, pois sabe que recebe. O contrário é  a Unicat, do governo estadual, que paga mal aos laboratórios e por isso falta remédio para atender a população. Podemos melhorar tudo isso? Claro, basta cada um fazer a sua parte com satisfação.

 

Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *