IMPULSIONANDO A CARREIRA –

(Tributo a um exemplo, Lúcia Jales)

Sempre que encontro um amigo(a) que desponta na carreira profissional fico a imaginar como foi seu debut após conclusão do curso escolhido. Imaginar no sentido de como foi seus passos na inserção no mercado de trabalho.

Para situar o caro leitor me reporto a um tempo passado uma vez que nos dias atuais, portas e janelas estão apenas entreabertas para uns poucos que não desistem. É sabido que a caçamba de formandos “aos montes” despeja anualmente concluintes desorientados em dois principais aspectos: conhecimento e campo de atuação – como, onde e quando ser um profissional.

Aqui quero relatar uma carreira iniciada há quase 30 anos, que foi impulsionada pelo exemplo caseiro e pela confiança a uma jovem promissora advogada: Maria Lúcia Cavalcanti Jales Soares.

Quem é Lúcia Jales?

Lúcia Jales é natalense, 58 anos, casada, mãe de três filhos (todos na área jurídica), iniciou sua vida profissional como bancária e, aos 21 anos assumiu a carreira de escriturária, concursada, na Caixa Econômica Federal, onde trabalhou durante 15 anos.

Inspirada pelo seu pai, também advogado, juiz de direito, Levi Higino Jales (in memoriam), resolveu dar um passo além ao aderir ao Plano de Demissão Voluntária, proposto pela CAIXA em 1996, e sustentada pelo desejo de ser útil no amparo das causas judiciais da sociedade, passou a advogar.

Sua preocupação inicial era como fazer parte de um mercado acirrado, porém leal, onde os renomados advogados eram os defensores das chamadas “causas boas”.

Pois bem. Eis que o Sr. Newton Siminea, à época, presidente da AEAP – Associação dos Aposentados e Pensionista da Caixa/RN confiou a então iniciante advogada Lúcia Jales, uma ação trabalhista em nome de todos os aposentados no sentido de reaver os “auxílio-alimentação”.

Essa confiança na competência e vontade de vencer fez a carreira de Lúcia Jales fluir e ser meritosa até aos dias atuais.

E como esse caminho foi percorrido?

Lúcia Jales, advogada, vem se destacando pela sua atuação sempre pautada na ética e no compromisso com aqueles que nela buscam o melhor desfecho de suas necessidades, em se tratando das diversas demandas no campo do direito.

Graduada  pela UFRN, especialização em Direito Processual Civil também pela UFRN e pós graduada pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN (FESMP/RN). Atualmente faz doutorado em Direito Constitucional na Universidade Federal de Buenos Aires – UBA.

Lúcia Jales também ministrou aulas no curso de Direito e Administração da UNP compartilhando seus conhecimentos com os jovens que também almejavam chegar ao tão concorrido mercado de trabalho.

Entre outros méritos na sua trajetória, como advogada, foi escolhida em primeiro lugar na lista tríplice do TRF 5a Região, para ocupar vaga destinada à advocacia, o que muito a honrou, mesmo não tendo sido designada para a honrosa missão.

Igualmente foi escolhida para compor a Academia de Letras Jurídicas do RN e como escritora lançou o livro “Neoprocessualismo – Reflexos Neoconstitucionais”.

Foi presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Rio Grande do Norte (ABMCJ/RN), chegando a vice-presidente da ABMCJ Nacional, atualmente, na coordenação da Região Nordeste.

Pronto.

Resta-me ressaltar que Lúcia Jales conhece as dificuldades e as alegrias que o exercício de sua atividade requer.

E mais, Lúcia Jales tem muito a contribuir para o engrandecimento e prática da Ciência Jurídica notadamente nas áreas trabalhista e cível, alicerçada no compromisso profissional e na ética inerente a sua missão de distribuir justiça aos que a ela recorrem.

Então, caros jovens iniciantes, busquem o espelho dos vencedores para também, com luta e determinação alcançar o mérito do exercício de sua profissão, qualquer que seja sua área de atuação.

Lúcia Jales, siga firme!

 

 

Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil, escritor e Membro da Academia Macaibense de Letras ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *