A FORMA INTELIGENTE DE USAR CONSÓRCIO –

O consórcio nasceu há décadas e ficou famoso por ser utilizado na compra de vídeo cassete (aquele de 7 cabeças) no auge de sua modernidade, que custava os “olhos da cara”.

O tempo passou, o consórcio amadureceu e virou assunto de gente grande. Passou a ser utilizado para compra de veículos, frotas e imóveis – já neste momento sendo negociado com cifras menores ou robustas. Sendo utilizado por pequenos investidores, que querem comprar a sua casa própria ou por grandes empresas.

Baseado no mutualismo, o consórcio não tem taxa de juros e sim taxa de administração fixa, que dependendo da empresa de consórcio, gira em torno de 15% em todo o período do consórcio, que pode chegar a 200 meses, isso torna o consórcio muito competitivo comparado a financiamentos bancários. Ao compararmos a taxa anualizada entre o financiamento e o consórcio. O financiamento bancário possui uma taxa média de 9% ao ano, contando com as taxas bancárias, seguros, juros, etc. e o consórcio se for estrategicamente utilizado gira em torno de 6% ao ano.

No consórcio, quanto mais rápido você é contemplado, mais vantajoso financeiramente passa ser a operação. No consórcio, tempo é dinheiro.

Como pode ver, o consórcio não é um investimento e sim uma forma mais barata de adquirir um bem, sem a necessidade de se descapitalizar e pagando uma “taxa” menor pelos recursos captados, pois não há um banco financiador e sim, uma empresa que administra os recursos de várias pessoas.

Existem duas formas de ter acesso ao recurso, o primeiro é através do sorteio, onde todo mês, um cotista é sorteado, o segundo é através do Lance Livre, nada mais do que um leilão, quem oferece o maior lance recebe o valor, nessa modalidade podemos adicionar inteligência e trabalhar o consórcio com mais eficiência.

Todos os meses um leilão é feito para contemplar lances ofertados de acordo com a disponibilidade de saldo no grupo, ou seja, enquanto houver saldo será entregue o valor contratado por ordem do maior para o menor. Em outras palavras, um grupo que tem saldo para contemplar 20 cartas de crédito e teve 30 lances, terá então 10 lances que não serão contemplados, sendo os menores lances que ficaram de fora.

Quando vemos 20 cartas serem contempladas mês após mês, um padrão começa a se formar e saímos do campo sorte para o campo estatístico. Logo concluímos que um lance ofertado para ficar competitivo entre os 10 primeiros, tem uma chance enorme de ser contemplado naquele mês desejado. Estes dados são abertos para todos os cotistas, então qualquer um pode olhar como está a média dos lances no grupo e ofertar com fortes chances de contemplação. Esta não é a garantia, mas aumenta fortemente as chances de trazer previsibilidade na operação consórcio.

Com o advento do produto no mercado, cada vez mais temos grupos e possibilidades para analisarmos e montarmos estratégias de acordo com o que precisamos para fazemos as compras dos bens que desejamos.

Então, procure pessoas especializadas e de sua total confiança para que você possa ser contemplado o mais rápido possível.

Guilherme ViveirosEngenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores –  [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *