DITADOS DO MERCADO FINANCEIRO –

Você já escutou algum?

Quem nunca escutou o ditado do mercado financeiro “Compre na baixa e venda na alta”? Acho que esse é um dos ditados do mercado financeiro, mais difundido ao redor do mundo. Além de ser tão difundo, tão simples e verdadeiro, todo mundo poderia ficar rico investindo em ações na Bolsa de Valores, não é mesmo?

Mas nem tudo é tão simples quando levamos para o dia-dia da vida real. O efeito psicológico, ansiedade, inexperiência, problemas do dia-dia, falta de capacidade financeira, questões políticas, entre outros, fazem com que não consigamos atingir os nossos objetivos, que parecem ser tão óbvios, afinal é só comprar na baixa e vender quando subir.

Naturalmente, quando não temos conhecimento e experiência, seguimos oque uma outra pessoa está fazendo e quando agimos desta maneira, estamos automaticamente descumprindo o primeiro ditado desta publicação. Isso por que se escutamos várias pessoas falarem que a bolsa está subindo e que elas estão ganhando dinheiro, você também pensará em investir.

Mas vamos analisar os fatos. Se a pessoa está ganhando dinheiro, é que o preço já não está mais na baixa. Ou seja, se você entra neste momento, pode-se concluir que você não ganhará dinheiro neste ciclo que passou.

Calma, nem tudo é tão caótico quanto parece ser. “O mercado vive de ciclos” positivos e negativos, a melhor maneira de identificar estes ciclos é estudando ou procurando a ajuda de um especialista. Assim como você procura um advogado quando está com problemas na justiça, há especialista no mercado financeiro, Bolsa de valores, fundos de investimentos, renda fixa, etc…

No mercado financeiro, acabei criando o meu próprio ditado “Você só conhece o mercado financeiro quando perde dinheiro”. Isso por que muitas pessoas perdem todo o dinheiro que acumulou ao longo da vida, quando acham que já conhecem o mercado financeiro e que poderá ficar rico rapidamente através dele sem nunca ter perdido dinheiro, ao menos que seja pouco.

Isso por que o “Mercado sobe de escada e desce de elevador”. Então a lógica da derrocada é: Escutamos “Boatos” de que algo bom acontecerá, então você vai ganhando dinheiro e aumentando a aposta, escutamos notícias ainda melhores, você vai ganhando mais dinheiro e aumentando a aposta, seguindo o “Efeito Manada”… Até o momento que o “Fato” ocorre e o mercado despenca como um elevador. Ou seja, “O mercado sobe no Boato e realiza (cai) no Fato”.

Atualmente estamos em uma tendência de alta da Bolsa de Valores, que começou em 2017 e “Contra a tendência não se aposta, se segue”. A tendência é de alta no longo prazo, mas “O amanhã é sempre incerto (Warren Buffet)”, então tenha paciência, se amanhã os seus investimentos caírem um pouco, você recuperará. “Respeite a estratégia, não vire um torcedor”.

Invisto no mercado financeiro desde a minha adolescência, ou seja, há mais de 20 anos. Posso dizer que aprendi algo sobre ele. Agora imagine se eu for dedicar um certo tempo meu para a prática da Medicina… Primeiro que legalmente eu não posso e segundo a probabilidade de eu fazer uma lambança ou até mesmo matar alguém, é alta. Então, “quem não estudou o mercado financeiro e entra na Bolsa de Valores para especular, nunca ficará rico (Luiz Barsi)”.

Eu cansei de ver pessoas perdendo dinheiro por que escutou um amigo falando, que uma certa ação caiu muito e que seria uma ótima opção. Qual a probabilidade dessa dica dar certo? Luiz Barsi (famoso investidor) já falava há muito tempo: “Nunca compre uma dica”. Essa questão de “dica” é totalmente diferente do que aconteceu recentemente, no desastre de Brumadinho/MG, ocasionado pelo rompimento de uma barragem de rejeito da empresa Vale S.A. A indicação de compra da ação da Vale, que várias bancos e corretoras deram, foi dado com fundamentos e não “dica”, em momentos de stress, o mercado majora a perda para depois esperar os fatos e impactos. Perceba que a ação pode demorar a recuperar o seu valor, então “nunca invista em mercado de renda variável (Ações) se você precisar deste dinheiro no curto prazo” (Luiz Barsi).

Muito escuto que o mercado da Bolsa de Valores é arriscado. Acredito que arriscado é o que você faz, sem saber o que está fazendo. Warren Buffet dizia que “O mercado de ações foi feito para transferir dinheiro dos investidores ativos para os pacientes”. E concluo com os meus principais mandamentos do mercado:

 

 

Guilherme ViveirosEngenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *