A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte integra a missão brasileira na Índia, onde ocorre nesta semana o encontro que vai reunir governantes e empresários do BRIC’s, grupo formado também pela Rússia, China e África do Sul. A comitiva do Brasil é liderada pela presidenta Dilma Rousseff. A convite da CNI, a FIERN faz parte da comissão e designou o empresário Alberto Serejo, que compõe o Conselho Fiscal da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, para ser um dos representantes do setor industrial na missão.

As reuniões e visitas oficiais na Índia serão dominadas, de acordo com informações divulgadas pelo Itamaraty, pelos debates econômicos e financeiros. Assuntos que envolvem políticas de segurança, assim como o esforço conjunto para o desenvolvimento sustentável, também serão tratados. Além da presidenta Dilma, participarão dos debates outros chefes de Estado, como os presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Nas reuniões, os líderes políticos e empresariais querem consolidar a decisão de transformar o BRIC’s em referência no cenário econômico e político internacional. A ideia é ampliar as relações comerciais internas e externas, incentivando a expansão dos mercados exportadores e importadores. Uma comitiva de cerca de 60 empresários acompanha a presidenta e os ministros.

As autoridades brasileiras, com o apoio dos empresários, pretendem mostrar que o mercado exportador do Brasil não se resume aos produtos agrícolas. Na comitiva presidencial, há empresários de diversos setores, incluindo o de tecnologia de ponta, que participarão do Fórum Empresarial, com a presença de representantes de todos os países que integram o bloco.

Ao final dos debates, os líderes políticos assinarão documentos estabelecendo que todos os integrantes do BRIC1s pretendem ampliar os acordos bilaterais, por intermédio de suas instituições bancárias de desenvolvimento econômico, utilizando moedas locais. No caso do Brasil, o acordo será firmado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Da redação de Nelson Freire, com informações da Assessoria de Comunicação FIERN, para o Blog Ponto de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *