Missa dos Santos Óleos reúne multidão na catedral metropolitana

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Natal para a missa dos Santos Óleos, celebrada na manha de hoje (17). O evento anual teve a frente o arcebispo dom Jaime de Vieira Rocha, da Arquidiocese de Natal. Todo o clero participa da missa, incluindo padres e diáconos. De acordo com o coordenador de Liturgia da Arquidiocese, padre Elielson Casimiro, a participação de grande número de padres ocorre pelo momento de renovação das promessas sacerdotais, também parte da celebração que marca o fim da Quaresma.

A missa recebe o nome de Santos Óleos devido aos óleos de oliva extravirgem benzidos: o do batismo, do crisma e dos enfermos. Os óleos que representam os sacramentos da iniciação crista são usados para batismo de presbíteros e bispos, que renovam seus votos, e dos fiéis com enfermidades ou de idade avançada.

O óleo é renovado anualmente, assim como a bênção. Durante a quaresma, período entre a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta que antecede a Sexta-Feira da Paixão, religiosos utilizam a cor roxa, que significa penitencia e transformação. A partir das 17h de hoje se usa o branco durante o período que representa a comunhão de Cristo, até a Sexta da Paixão, quando se usa o vermelho lembrando o sangue de Cristo derramado.

Para a celebração da comunhão de Cristo, será realizada hoje, as 19h, na Catedral a missa do Lava-Pés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *