O Banco da Inglaterra anunciou que homenageará a escritora Jane Austen na nova nota de 10 libras esterlinas. A autora de Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade substituirá Charles Darwin na estampa da nota, que circula desde 2000 com o rosto do grande naturalista inglês.

Austen é uma das maiores autoras da história da Inglaterra, e sua importância supera os limites do campo literário: Jane é reconhecida como pioneira na afirmação feminina tendo, na virada do século XVIII para o século XIX, se destacado em um meio dominado por homens. Numa época em que mulheres mal podiam trabalhar, não é por acaso que os primeiros romances de Austen tenham sido publicados em autoria anônima.

A escritora se junta ao seleto grupo de grandes nomes do país a estamparem as notas inglesas, como o estadista Winston Churchill, o escritor Charles Dickens, o próprio Darwin, além, é claro, da Rainha Elizabeth, entre outros. A homenagem à escritora foi oficializada no último dia 18, quando completou-se 200 anos de sua morte. Passados dois séculos, o prestígio da obra de Austen segue inabalado no mundo todo.

*Fonte: Hypeness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *