Na tarde de sexta-feira (20), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), os presidentes da Anorc, José Teixeira Júnior, da Faern, José Álvares Vieira, o vice-presidente do Sindileite, Francisco Belarmino, o representante do Sinproleite, Aécio Pinheiro e o assessor da Faern, Henderson Magalhães, debateram os pontos principais da reunião que será promovida na segunda-feira (23), com a governadora Rosalba Ciarlini, em Natal.

Na conversa, José Teixeira Júnior apresentou para os demais membros da reunião o documento elaborado pela Anorc e que será apresentado à Rosalba na segunda. O trabalho é um apanhado da situação da agropecuária no estado e os problemas enfrentados pelos produtores rurais e as possíveis soluções que poderão ser tomadas pelo governo estadual. “O que pedimos são algumas desonerações específicas de ICMS para a indústria leiteira e uma reformulação na política do Programa do Leite. Também elaboramos o pedido para que o governo compre das usinas o bagaço de cana para amenizar os efeitos da seca. Acredito que a governadora ouvirá os nossos pleitos”, ressaltou o presidente da Anorc.

De acordo com presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, esses pedidos e outros já formulados pelas entidades, servem de apoio ao governo para conduzir os trabalhos no setor rural. “Esse documento, somado ao que entregamos a governadora em maio, é fundamental para iniciar as ações. Ali estão as sugestões de toda uma classe e as soluções possíveis para o nosso campo e os seus produtores rurais”, afirmou Vieira.

Documento de maio

No mês de maio, a Federação da Agricultura e as principais entidades do setor agropecuário do RN promoveram no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, a entrega de um documento com informações sobre a produção de leite no Rio Grande do Norte e os seus gargalos à governadora Rosalba. “Na ocasião, ela prometeu analisar os nossos pedidos e tentar melhorar a situação do Programa do Leite”, ressaltou o vice-presidente do Sindileite, Francisco Belarmino.

“Passamos o nosso recado ao Governo e aos deputados. Agora em julho, iremos reforçar esses pedidos e apresentar uma pauta mais ampla”, Finalizou o presidente da Faern, José Vieira.

Fonte: Ecoar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *