‘Disque RN Coronavírus’ esclarece dúvidas e presta atendimento psicológico a população



Governo do RN disponibiliza telefone para tirar dúvidas sobre coronavírus — Foto: Krys Carneiro/G1

Governo do RN disponibiliza telefone para tirar dúvidas sobre coronavírus — Foto: Krys Carneiro/G1

Começou a funcionar nesta quinta-feira (26) no Rio Grande do Norte, uma Central de Atendimento para esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico a população durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A central também receberá doações que colaborem no combate ao vírus.

O “Disque RN Coronavírus” pode ser acionado por meio do telefone 3190-0700. Inicialmente, o serviço ficará disponível das 7h às 23h. “O objetivo é proporcionar apoio, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde”, diz trecho do texto que instituiu a medida.

O auxílio psicológico será prestado por profissionais voluntários, que podem oferecer ajuda durante o isolamento social. “A ideia é proporcionar auxílio para as pessoas que estão se sentido ansiosas, angustiadas, confinadas por se sentirem em risco, por serem idosas, vulneráveis, imunossuprimidas, ou não terem uma rede de suporte para ajudar a atravessar esse momento”, destacou Virgínia Ferreira, secretária estadual de Administração.

A ação do Governo do RN é uma iniciativa conjunta das secretarias da Administração (Sead); Saúde Pública (Sesap); Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh).

Uma parceria foi firmada com a Interjato Soluções; Instituto Bem-Te-Vi; UFRN; UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, cerca de 300 colaboradores estão envolvidos no projeto

Fonte: G1RN

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