JOSE MARIA FIGUEIREDO

José Maria Barreto de Figueiredo

Toda a oportunidade que tenho como Presidente e hoje Chanceler desta instituição, sinto crescer em mim duas sensações semelhantes e antagônicas: humildade e orgulho. Humildade, por sentir que partimos do nada, olhando par ao futuro angustiados, cheios de incertezas e enfrentando obstáculos contínuos e aparentemente intransponíveis; orgulho, porque a persistência nos fez vencer, nos fez caminhar por íngremes caminhos até alcançar este hoje que, se não é nossa meta definitiva, mostra para nossa sociedade uma instituição firme e consolidada.

A educação é, em verdade, um trabalho cheio de sensações ímpares, de resultados empolgantes e de momentos incertos, assim ela nasceu quando em seus primórdios o educador era, ora o protegido do rei, ora o perseguido, condenado a morrer envenenado como ocorreu com Sócrates, o grande filósofo grego.

Investir em educação é um ato corajoso que exige desprendimento, dedicação e frequentemente, privação de atendimento aos interesses pessoais, a fim de voltar-se unicamente para o crescimento da instituição.

Nascemos pequeninos no bairro da Ribeira, um grão de mostarda, ali onde Ulisses de Góis, educador imperecível em nossas memórias e sempre presente na história da educação do Rio Grande do Norte, ali onde ele construiu a sua Escola Técnica de Comércio (E.T.C), onde serviu de berço para a faculdade de Economia que integra a UFRN.

As páginas do nosso livro registram a luta contínua e pertinaz com que nos consagramos na construção do Centro Integrado para Formação de Executivos, célula Mater do ensino superior privado do nosso estado. Inúmeras foram às perdas colocadas em nosso caminho, muitas pessoas prometendo tudo e nada fazendo, algumas com poucas promessas e fazendo muito pouco e poucas, quase como exceção sem promessas mas fazendo tudo que era possível fazer.

O silêncio é a maior resposta na certeza de que seus gestos mesquinhos aumentarão em nós a vontade e determinação de vencer.

José Maria Barreto de Figueiredo – Economista e Chanceler da UNIFACEX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *