DIAS SOMBRIOS –

Vivi na semana passada um dia completamente chuvoso, frio e sombrio, o que me amargurou muito. Juntou com as notícias do coronavírus, a confusão política que se instalou no país e as dúvidas sobre a economia, que inquietam a todos. Como se essas demais coisas não bastassem à própria condição climática, que se mostrava terrível.

Choveu o dia todo naquele dia. Pela manhã, de maneira torrencial. A tarde, nublada e sem brilho, fez a complementação da manhã descolorida. E a noite uma grande ventania que não tinha fim, parecendo mais um filme de terror. E eu, em pleno isolamento social, triste por não ter a companhia dos parentes e amigos tão queridos.

Digo aqui que a minha saída para esse estado de coisas tem sido escrever. Voltei a publicar semanalmente no meu Blog as coisas que vejo e sinto. Como fazia no início, mesmo sem a forte carga emocional que me impele atualmente. E toda semana exponho meus sentimentos aos leitores que me dão a honra de ler meus textos.

Fico feliz ao saber que são muitos os que gostam da leitura dos meus artigos. O que me motiva ainda mais a continuar essa lide semanal.
principalmente nos dias atribulados de hoje. Desta vez estava apenas meditando sobre um certo dia frio e chuvoso, preparando este novo texto. Afinal, decidi que minha saída seria pensar nos artigos e também na música, sempre bem vinda, algo que realmente esquenta a alma. E pensei, até como motivação, na estrofe de uma delas que diz: “vai passar……”

Mas já nesta semana, quando escrevia este artigo, novas notícias tornadas públicas me inquietaram As informações oficiais de que estaria faltando leitos por aqui na rede pública me pegou de surpresa. Fiquei mais apreensivo que na semana passada. Imediatamente falei com um médico amigo meu sobre essas preocupações. Foi quando ele me tranquilizou, falando-me de como via esse assunto. O que me fez aproveitar este artigo para contar o que ouvi dele.

Ele me deu notícias novas e possivelmente bem mais reais, minimizando a noticia que foi dada pelo secretario de saúde de que já estamos quase com 100% dos leitos da rede pública comprometidos. Meu amigo começou a me dizer que no Hospital do Coração, na UTI Covid, ela está com ocupação de apenas 50% dos leitos. A UNIMED tem uma UTI fechada, para uma situação emergencial. Por sua vez o hospital Rio Grande abriu mais 10 leitos. Estão com 20 leitos e apenas 50% pacientes internados. E além desses outros hospitais estão preparados para uma emergência.

Não deu ainda pra checar essas boas informações. Mas confesso que voltei a lembrar da letra da música. Vai passar, tudo isso realmente vai passar. Até as fake news alarmantes que tanto atemorizam a população. E que sem duvida escondem um objetivo muito obscuro por trás delas. Seja qual for a sua origem.

Voltei a ter esperança e pedi a Deus que em breve estejamos novamente convivendo juntos e nos abraçando. Com o sol brilhando no céu, alimentando nossas almas de calor, de paz, de esperança. Com a certeza de que melhoraremos muito como pessoas, ao superar todos os desafios atuais. Inclusive a proliferação de tantas informações falsas que misteriosamente se multiplicam nesses dias sombrios.

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *