Após queda registrada em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou aumento de dois pontos em agosto, para 52,6 pontos em agosto, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (18).

O levantamento foi feito entre 1º e 10 de agosto com 3.014 empresas do país. Com o aumento neste mês, o indicador fica acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica que os empresários estão “confiantes”.

“Mesmo com o aumento de agosto, o ICEI permanece inferior à sua média histórica, de 54 pontos, mantendo-se em nível aquém do necessário para estimular o investimento industrial”, acrescentou a entidade.

De acordo com a pesquisa, o otimismo é maior nas grandes indústrias, em que o ICEI alcançou 54,5 pontos em agosto e ficou acima da média histórica nacional. Nas indústrias médias, o ICEI foi de 51,4 pontos e, nas pequenas, de 50 pontos.

A recuperação da confiança neste mês, ainda de acordo com a CNI, é resultado da melhora das avaliações dos empresários sobre as condições atuais e as expectativas futuras sobre o desempenho das empresas e da economia.

“O índice de expectativas para os próximos seis meses passou de 53,8 pontos em julho para 55,8 pontos em agosto. O índice de condições atuais subiu de 44,2 pontos em julho para 46,5 pontos em agosto”, informou a CNI.

De acordo com a entidade, o ICEI “antecipa tendências de produção e de investimento”, pois “empresários confiantes acreditam no aumento do consumo e da produção, voltam a contratar a fazer investimentos” e, deste modo, a “economia retoma o crescimento”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *