Finalmente o Laboratório Nacional de Israel que vem se empenhando para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus se pronunciou nesse final de semana, afirmando que os teste em meados de outubro foram bem sucedidos.

O Laboratório informou ainda que os avanços no desenvolvimento da vacina e anticorpos para a covid-19 foram visíveis, com isso o Ministro da Defesa e Vice-Primeiro Ministro Benny Gantz em coordenação com o Ministério da Saúde visitou o  diretor do Instituto de Pesquisa Biológica, Shmuel Shapiro, e ouviu dele que a vacina será bem sucedida.

Shapiro disse que Israel tem uma vacina fantástica e que existem processos regulatórios pelos quais a vacina precisa passar para cumprir o cronograma estabelecido. “Começamos após as férias, que abrange o feriado do ano novo e a Festa dos Tabernáculos e hoje temos o produto em nossas mãos”, disse o diretor. Gantz ainda elogiou os esforços do Instituto que também está de acordo com relatos estrangeiros envolvidos no desenvolvimento de antídotos e defesas contra armas químicas e biológicas.

Ontem, o Canal 12 de Israel informou que o Instituto havia feito um progresso significativo na vacina, alcançando quase 100% de eficácia. Ainda segundo o Canal, diferentemente das vacinas desenvolvidas no exterior, a vacina israelense será doméstica a princípio e entregue primeiro aos cidadãos israelenses. O Instituto de Pesquisa Biológica está preparando cerca de 10 a 15 milhões de doses e como havíamos previstos aqui na nossa coluna Expresso Oriente no Blog Ponto de Vista no mês de março, até o final do ano a vacina está totalmente pronta. No entanto, acredita-se que só a partir de junho de 2021 a população recebera finalmente a vacina contra o novo coronavírus.

Por enquanto, Israel encontra-se no fim do segundo confinamento social, onde os casos de covid-19 baixaram de 9 mil diariamente, para apenas 196, onde indica que pelo menos o isolamento social evita sem dúvida, mas comprovadamente só adia a contaminação entre as pessoas.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *