Que coisa é a Política



HOMENAGEM PÓSTUMA

joão ubaldo ribeiro

“A Política estárelacionada com o exercício do poder. Toda maneira pela qual o poder é exercido se reveste de grande complexidade, às vezes não aparente à primeira vista. Basta pensar um pouco para ver como qualquerato de poder é complexo e cheio de implicações. E é este o terreno da Política.

Contudo, definir a Política apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatório. O poder só pode servisto, sentido, avaliado, ao exercer-se. Antes do momento em que se exerce, ele é somente uma conjectura, uma presunção, algo que se acha que vai acontecer.

Portanto, devemos procurar outros elementosque tornem o conceito de Política mais preciso. Se a Política tem a ver com o poder e se o poder visa alterar o comportamento das pessoas, é evidente que o ato político possui dois aspectos queaparecem de pronto. Este dois aspectos são: a) um interesse; b) uma decisão.

A Política passa, neste caso, a ser entendida como um processo através do qual interesses são transformados em objetivos e osobjetivos são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas.

Pode-se afirmar que a Política tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. Afinal manda é decidir, é conseguir aquiescência,apoio ou até submissão. Em toda sociedade, existem estruturas de mando, normalmente uma minoria mandando na maioria. Este fato está no centro da coisa política”.

João Ubaldo Ribeiro – Escritor  (23/-1/1941-18/07/2014)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *