Projeto de cinema itinerante que exibe filmes utilizando energia solar (Foto: Divulgação)

Um projeto de cinema itinerante que exibe filmes utilizando energia solar chega pela primeira vez ao Rio Grande do Norte nestas quinta (24) e sexta-feira (25) . Além de sessões gratuitas, o ‘Cinesolar’ vai ofercer oficinas de cinema em João Câmara e São Miguel do Gostoso, nas regiões Agreste e Leste potiguar.

João Câmara recebe o projeto na quinta. A programação de sexta será em São Miguel do Gostoso. Além das exibições de filmes de curta e longa-metragem, serão oferecidas oficinas de cinema para estudantes das escolas da região e apresentação de grupo folclórico. Durante as sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van ‘Cinesolar Tupã’.

Utilizando energia limpa e renovável, o Cinesolar tem como objetivo a união entre arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam – através de um sistema conversor de energia solar para elétrica – a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo há 100 assentos para o público e telão de 200 polegadas.

Quando chegam aos locais de exibição de filme, os equipamentos são retirados da van e o cinema é montado. E para o público se sentir em uma real sessão de cinema, um pipoqueiro fará distribuição gratuita de pipoca. Nos dois municípios, a programação terá início a partir das 14h e encerramento com apresentação do filme “O Milagre de Santa Luzia”, as 19h. O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

João Câmara
Local: Escola Municipal 16 de Junho, avenida José Venâncio da Costa, 1.070, bairro Brinco de Ouro.
Data: Quinta-feira (24)
Horário: A partir das 14h

São Miguel do Gostoso
Escola José Américo, distrito Baixinha dos Franças
Data: Sexta-feira (25)
Horário: A partir das 14h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *