Chuva de granizo atinge cidades do Rio Grande do Norte



Cidades da Região Seridó do Rio Grande do Norte registraram na tarde dessa quinta-feira (13) chuva de granizo. O fato inusitado foi registrado em vídeo por moradores da região.

Moradores de cidades como Lagoa Nova, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente e Acari relataram o fenômeno – muitos desses nas zonas rurais.

Em um dos vídeos registrados por uma moradora, ela chega a dizer que estava vendo isso “pela primeira vez” na região.

Na zona rural de São Vicente, o registro foi feito na no sítio Saco de Luíza. Já em São José do Seridó, no Sítio Viração e também Malhada da Areia.

Fenômeno semelhante foi registrado na Paraíba, provocado por uma nuvem chamada Cumulonimbus. Isso ocorre quando há combinação de alta umidade e alta temperatura.

Chuvas intensas no RN

Esse fenômeno no Seridó acontece um dia após a região ter sido bastante afetada por uma intensa chuva, que atingiu também boa parte do Rio Grande do Norte. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.

Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. A Defesa Civil de Caicó vai se reunir na sexta-feira para fazer um levantamento das áreas de risco da cidade e estabelecer ações emergenciais. Em caso de urgência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.

“A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas para todas as regiões do Rio Grande do Norte até a manhã desta sexta-feira (14).

O aviso de chuvas intensas também ressalta perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km por hora.

De acordo com a Emparn, para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado.

“A previsão para o final de semana é de boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *