Muitos são aqueles que, sinceramente, desejam a perfeição espiritual, a salvação de suas almas – como costuma-se dizer. Porém, só o desejo não basta. Primeiro, porque a perfeição não é um alvo fixo que se tenha que atingir; trata-se, todavia, de um processo no qual deve-se manter a atenção o tempo todo; há que se manter o corpo em perfeito equilíbrio, e a mente em avançado estado de disciplinada e harmonia.

Há que se auto-esvaziar de desejos egoístas; renunciar em benefício do próximo, procurar servir sempre com amor. Enquanto os desejos egoístas não desaparecerem por completo, a pessoa não está livre para seguir seu caminho. Para tanto, há que haver determinação, perseverança, fé em Deus. A tarefa não é fácil, pois, como diz o Cristo, “a porta é estreita, e apertado é o caminho que leva à vida”.

Assim, se a pessoa quer, mas não tem determinação, força para vencer o mal, nada do que deseja se fará realidade. É necessário dominar corpo e mente, fazer-se amor, ser bom, estar pleno do amor do Cristo,  e viver naturalmente Seus ensinamentos.
Muitos são aqueles que param de fazer o mau, mas não são bons; param de maltratar, mas não perdoam; começam a perdoar, mas ainda não amam.

Como pensam que podem harmonizar-se com Aquele que é Amor, se não amam? Como pensam que podem “salvar-se”, condenando os demais? Como pensam que podem unir-se ao Todo, isolando-se (egoisticamente) dos outros? Como pensam que podem viver em unidade, se não se fazem UM? “Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti.

Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Para isto, há que buscar-se (e viver) o “Reino de Deus em primeiro lugar”, pois, enquanto a busca for a satisfação dos desejos transitórios, satisfeitos serão apenas esses desejos, tal como nos ensina o Mestre: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.

Feliz aquele que já começou sua jornada, e tem claro em sua mente o objetivo maior de sua existência!

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *