AB JAECIO

Jaécio Carlos*

 Diferentemente da violência que domina grande parte da programação televisiva, diariamente, mostrando estupradores, pedófilos, crimes contra a mulher, dilapidação do patrimônio  público, propagandas enganosas do governo, etc.  a  benevolência recebe muitos pontos de audiência nas tardes dos domingos.

Principalmente na Record onde A Hora do Faro e Domingo Show, e aos sábados na Globo com o Caldeirão do Hulk,  vemos pessoas carentes, pobres, se emocionarem, com ajuda de patrocinadores desses programas, fazendo doações, reformando casas,  e muita coisa que elas precisam pra ficarem felizes. E ficam. Até choram, nos fazendo chorar também

Depois que inventaram o controle remoto, assiste programa ruim quem quer. O antigo humorista João Kleber faz uma exposição miserável dos dramas mais sujos entre as famílias que se desentendem por vários motivos: traições, abusos sexuais, discórdia entre as pessoas. Baixaria pura, seguindo o modelo fútil do Casos de Família.

No esporte o que predomina é o futebol, paixão brasileira, que  ocupa o maior tempo na grade, frente a outras modalidades.

Na TV fechada é frustrante assistir filmes. Como ninguém usa o plim, plim da Globo, invenção de Boni Sobrinho, eles cortam o filme na melhor sequência, para entrar propaganda ou divulgação de outros filmes. Um saco! Você perde a sequência e quando o filme volta, nem lembra mais o que estava passando.

A programação local é de qualidade sofrível. Salvando-se ai  Talento Potiguar do cantor Fernando Luiz que faz um esforço grande para divulgar “nossos” artistas.

Programas de entrevistas como Ponto de Vista, Sala VIP, Primeiro Plano,  mostram os natalenses de expressão contando seus feitos e se mostrando para a sociedade.

Esses  programas não fazem parte do conteúdo da emissora, mas dos seus idealizadores que os apresentam e compram o tempo de TV para levar ao público suas ideias e o desafio maior é correr atrás de patrocinadores para se manterem no ar. Um suplício.

Benevolência e altruísmo andam juntos.

 *Jaécio Carlos – Editor de revistas, jornais, livros e palestrante motivacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *