http://137.184.143.171/wp-content/uploads/2015/10/AB-Ja%C3%A9cio-III1.jpg

Jaécio Carlos

Como editor da Informática em Revista, produtor e apresentador do Programa Café da Tarde com Jaécio Carlos, veiculado no YouTube e mídias sociais, sinto falta de releases (realizações de empresas, profissionais, etc) enviados por assessorias de imprensa (com jornalista) e de comunicação (pessoal de marketing), aqui da nossa querida Natal. Sebrae, Inova Metrópole Digital, Cosern são as instituições que mantém regularmente esse trabalho de divulgação para a imprensa. Muitas empresas de porte deveriam contratar profissionais para dizerem o que fazem e as pessoas ficarem informadas.

Gosto sempre de citar um antigo publicitário carioca, Leon Elichar, que, quando abriu sua empresa de publicidade, uma das primeiras, no Rio de Janeiro, idos de 1960, criou um slogan: “se você não diz o que faz, não se queixe”. E o pior é que certos empresários acham que “divulgar o que fazem é despesa”. Quando a coisa aperta, o primeiro corte de verba é em publicidade, marketing, etc. Ai, sem divulgação, a gente pensa que   empresa fechou e pra recuperar depois é um “Deus nos acuda”.

Assessoria, publicidade, marketing (e agora tem o marketing digital e o marketing político), propaganda, enfim, tudo se completa. Eles não vivem sem parceria. É caro? É. Mas, mais caro é não fazer nada.

Quantos profissionais escrevem pra blogs, colunas em jornais, revistas e outros meio? Poucos. Não é fácil escrever em português. Há pessoas que conhecem bem a sua atividade profissional, mas tem dificuldade em passar isso par o papel, escrever, se expressar, até mesmo falando. Depois vem outro incômodo que é preguiça. Esse é o mal maior.

Com o advento da Internet muita coisa mudou, aliás, mudou tudo. Aé pouco tempo as redações de jornais viviam apinhadas de gente ouvindo o toc toc das máquinas de escrever, diagramadores usarem réguas de paicas e maquininhas de calcular pra ver quantos caracteres poderiam constar numa matéria, artigo, coluna, etc. Hoje os jornalistas não precisam mais sair de casa, usam e-mails para enviar fotos, textos e o que precisar pra fazer seu trabalho, à distancia. Uma economia, em todos os sentidos.

Jaécio Carlos – Publicitário e palestrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *