soares

FÉ E CRENÇA

Os Evangelhos do primeiro século foram escritos em grego, e nessa língua FÉ é “pistis”, cujo verbo é “pisteuein”. Em latim, FÉ vem de “fides”, radical de fidelidade, significando atitude de fidelidade, de harmonia, sintonia. Por não existir verbo, no latim, para  FÉ, os tradutores utilizaram o verbo “credere”.

Porém, crença é diferente de fé; a palavra crença deriva de CRER, que significa ter uma opinião vaga, incerta, acerca algo. Pode-se dizer: “creio que fulano vai à festa”; “creio que ela gosta de mim”; mas não se tem certeza. Já em relação à palavra FÉ, quer-se indicar ter fidelidade, harmonia, sintonia, com algo ou alguém – como dito anteriormente.

Quando os discípulos de Jesus pediam: “Senhor! aumenta a nossa fé”, queriam significar: aumentar a fidelidade, aumentar a sintonia, aumentar a harmonia (com Ele, no caso).

Ora, isto não é apenas uma questão semântica, do uso de uma  ou de outra palavra, trata-se de ideias e entendimentos diferentes, pois, no caso, as palavras têm sentidos diferentes, com efeitos práticos diferentes. Por exemplo: é bíblico que satanás crê em Deus, ou seja, ele acredita que Deus existe; porém, é fácil concluir que ele não guarda nenhuma fidelidade a Deus, não tem nenhuma sintonia com Deus, nem vive – menos ainda – em harmonia com Deus.

Assim, poder-se-ia indagar: todos os crentes, homens e mulheres que creem em Deus, tem fé em Deus? Todos os crentes guardam fidelidade, harmonia, sintonia, com Deus?
É crucial, portanto, que nos indaguemos: como anda a nossa FÉ com Deus? (Não a nossa CRENÇA em Deus).

Será que nossa FIDELIDADE para com Ele anda alta ou baixa? Será que estamos captando bem Sua frequência? Será que estamos recebendo bem o Seu sinal? Ou estamos “fora da faixa”? Ou será que nossa SINTONIA está ruim, chiando, fazendo barulho, cheia de interferências? Vivemos em HARMONIA com o nosso Pai Celestial? Será que, quem não está em sintonia com Ele, pede e obtém  respostas satisfatórias? O que põe o homem ou a mulher em sintonia com Deus? Seria o amor? E se o amor é a chave, estamos vivendo o Amor ensinado pelo Cristo?

Percebe agora a diferença (e quão importante é!) entre FÉ e CRENÇA, entre TER FÉ e CRER? Sejamos, pois, fiéis a Deus e ao Seu Filho Jesus-Cristo, cumprindo os Seus ensinamentos, e vivendo em harmonia uns com os outros, amando a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *