SOARES

A TECNOLOGIA E O COTIDIANO

Ninguém pode negar a importância da internet na comunicação hodierna. Porém, o uso desenfreado de certos meios, WhatsApp, Facebook, Twitter, e-mail, TV, etc., conduz as pessoas a um paradoxo: ao mesmo tempo em que estão conectas a um sem número de pessoas, deixa essas mesmas pessoas mais isoladas, fisicamente falando.
Os especialistas em comportamento humano recomendam moderação no uso dessas ferramentas, porque o que mais caracteriza o ser humano é a necessidade de viver em sociedade, compartilhando alegrias e tristezas, mas, preferencialmente, no mundo real e não virtualmente.

As pessoas muito afeitas a esse mundo virtual recebem inúmeras informações, mas, contraditoriamente, guardam pouca coisa, devido à velocidade com que elas chegam. As pessoas são quase que obrigadas a “consumir” aquilo tudo, dificultando, por assim dizer,  a “digestão”. Verdade é que não se tem controle sobre o que chega, via internet. E esse volume de dados e informações termina por “escravizar” os incautos…

Chamo, mais uma vez, à atenção para esse assunto porque, se quisermos dirigir a nossa vida – principalmente quanto ao crescimento e aperfeiçoamento espiritual -, temos que trabalhar certas questões, tais como o apego, os vícios e prazeres materiais.

Portanto, usemos, com sabedoria, os meios que a moderna tecnologia nos oferece, sendo senhores desses instrumentos, nunca seus escravos. Saibamos selecionar bem o que devemos ler, ouvir, compartilhar… Naveguemos na internet, mas como “marinheiros” competentes e bem orientados – como quem sabe como e onde quer chegar -, e não como navios à deriva, sem comandante e sem rumo. Priorizemos, então, as conversas pessoais, os relacionamentos interpessoais, tento como premissa que todas, absolutamente todas as informações disponíveis na internet tiveram origem no mundo real, alguém as colocou ali. Fiquem certos de que, se eu pudesse escolher, preferiria mil vezes está pessoalmente com vocês falando dessas coisas do que enviando-as via WhatsApp.

Agradeçamos a Deus pelas dádivas que Ele nos concede mediante esses maravilhosos instrumentos tecnológicos, sem esquecermos do show que a Natureza nos proporciona todos os dias, tão essencial à nossa existência neste planeta, porém, nem sempre, reconhecida em seu verdadeiro valor. Saibamos extrair dela (a Natureza) as sábias lições que ela tem a nos oferecer; e saibamos buscar dentro de nós mesmos as respostas que necessitamos, para compreender a vida, para compreender quem somos. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *