CARLOS-ALBERTO-JOSUÁ-COSTA

SEMPRE ALERTA –

O significado da saudação “Sempre Alerta” – que significa estar sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir o dever para com Deus, com a Pátria e com o Próximo, me levou, juntamente com os eternos amigos-irmãos Dorian Ximenes e José Humberto Micussi, a ingressar no escotismo através do incentivo de Bráulio André e Zilmar Marcelino, na “Patrulha Forte dos Reis Magos”, então Grupo de Escoteiros Juvino Barreto, egresso do querido Ginásio Salesiano São José.

O sinal escoteiro “Sempre Alerta” é feito com os dedos indicador, médio e anular, da mão direita, estendidos e unidos, mantendo-se o polegar sobre o mínimo. Os três dedos estendidos representam as três partes da Promessa Escoteira. Os outros dois, onde o maior se apoia sobre o menor, simbolizam que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos, e que o mais forte defende o mais fraco.

Envolto no emaranhado de rumos que tomamos no caminhar da vida, não seguimos com o movimento, mas guardamos o aprendizado das lições escoteiras e mantivemos os laços de amizades que nos unem até hoje – decorridos mais de quarenta anos.

Recentemente, em Lisboa, encontrei um grupo de escoteiros europeus numa atividade filantrópica e, ao fazer a saudação fui imediatamente contemplado com sorrisos e admiração.

Mas, o que é escotismo?

De modo sintético podemos dizer que se trata de um Movimento Educacional de Jovens, que sob a orientação de adultos engajados nos princípios e métodos idealizados por Robert Baden-Powell, em 1907, como contribuição com a educação de jovens ingleses.

Ressalte-se que esse Movimento, não possui nenhum vínculo político-partidário, valorizando especialmente a participação voluntária de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças.

Do muito que aprendi como escoteiro, o merecer confiança e dar confiança ao outro, contribuiu para o desenvolvimento do meu caráter e a expandir a minha capacidade física, intelectual, social, afetiva e espiritual, como cidadão participante e útil na vida em sociedade.

Também ficou a lição de que as escolhas que fazemos dependem de nós e jamais dos que estão a nossa volta. Porém qualquer que seja essa escolha, o escoteiro, tem na sua base moral os progressivos graus de maturidade atingidos.

Vivência em equipe, compartilhamento de soluções, respeito aos estágios de aprendizados, incentivo ao “prosseguir”, estímulo à honra, a honestidade e a verdade, são valores, entre outros, que em muito contribuíram para meu fortalecimento e crescimento integral.

Portanto, ter o “espírito escoteiro”, foi e é requisito – ao longo da vida – para o êxito em todas as atividades que pude vivenciar, assim como na formação da família e na vida profissional.

Estimule seu filho e vá junto com ele, conhecer o Movimento Escoteiro, mais atual que nunca, quando os valores morais estão sendo fragmentados com base no maligno princípio de que “levar vantagem” é coisa de jovem inteligente.

Sempre Alerta!

Carlos Alberto Josuá CostaEngenheiro e Consultor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *