SOARES JUNIOR

Francisco Soares de Lima Junior

A velha máxima que diz: “É nas crises que surgem as boas oportunidades” deveria ser melhor aproveitada pelo Governo e o trade turístico do Estado, pois estamos diante de uma enorme crise econômica nacional, com perspectivas de continuar piorando em 2016, mas ao mesmo tempo alguns detalhes importantes como a alta do Dólar Americano em relação a moeda brasileira são ao mesmo tempo boas oportunidades para quem atua no setor turístico.

Mesmo com a crise ampliando suas conseqüências maléficas na sociedade, grande parte da população brasileira vai continuar viajando, e na medida em que as viagens internacionais ficam mais caras, em função da desvantagem cambial da moeda brasileira, as viagens domesticas devem absorver grande parte do público que não tem mais condições de viajar para fora do Pais.

Certamente haverá um aumento considerável no fluxo interno de turistas que não mais poderão esbanjar em viagens internacionais, buscando destinos mais baratos e interessantes para curtir suas férias.

Natal tem uma grande vantagem em relação as demais capitais nordestinas porque é um destino turístico de boa fama em todas as regiões do Brasil, facilitando enormemente o trabalho de venda por parte dos agentes de viagens que operam nosso destino.

Para aproveitar melhor essa excelente oportunidade o Governo do Estado, através da SETUR e EMPROTUR, em parceria com algumas entidades ligadas ao turismo, preparou uma agenda de promoções até o final do ano, buscando despertar as vendas nos principais mercados nacionais e internacionais, aproveitando alguns vôos charters que deverão entrar em operação nos próximos meses.

Nessa questão de promover o destino está a grande oportunidade de quem atua no mercado local de poder participar nessa parceria, que além de baratear os custos da promoção, já que é dividido por varias entidades, consegue participar de eventos onde estão reunidos os principais operadores que vendem o destino Natal em diversos mercados.

O momento é muito oportuno principalmente para quem esta entrando agora no mercado, pois além da importância e necessidade de novos produtos, o destino Natal precisa renovar sua oferta turística como qualquer outro destino. Não se pode querer que o turista que veio a Natal e 20 anos atrás, venha hoje e encontre os mesmos produtos nas prateleiras das operadoras de receptivos. A inovação no setor é fundamental para que haja a possibilidade de atrair o mesmo turista varias vezes e ao mesmo tempo demonstre o dinamismo e a criatividade do setor mais importante da economia do Estado.

O papel do poder público é animar e facilitar a atração de empresas que possam desempenhar suas funções enquanto equipamentos prestadores de serviços turísticos, num mercado dinâmico e exigente. O SEBRAE tem dado sua colaboração nos estudos de mercado desde os preparativos da Copa do Mundo de 2014, com um excelente portfólio de oportunidades que o mercado oferece.

A capacidade de empreender dos nossos jovens deve ser ativada com uma sacudida para um despertar antes que outros cheguem e aproveitem melhor as oportunidades postas pelo crescimento do fluxo turístico que ocorrerá nos próximos anos em nossos Pólos Turísticos ainda em fase de estruturação.

São muitas as oportunidades que o mercado vai oferecer a quem tem interesse e disposição de empreender em diversas atividades com grande capacidade de movimentar consideráveis somas de dinheiro.

Vamos empreender!!

Francisco Soares de Lima Junior – Consultor

 

 

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