A possibilidade de deixar a informalidade de lado e, ao mesmo tempo aproveitar os benefícios de ter um negócio legalizado está mobilizando autônomos em todo o Rio Grande do Norte com a realização da Semana do Empreendedor Individual, evento promovido pelo Sebrae em todo o Brasil. Em Mossoró, uma grande mobilização levou dezenas de empreendedores com perfil para se enquadrar na categoria jurídica do empreendedor individual à Praça do Pax, local onde está montada a tenda do empreendedor Individual. No primeiro dia de programação 40 atendimentos foram realizados, sendo sete formalizações.

Há cerca de 10 anos a aposentada Graça Paiva trabalha com organização de eventos, mas, apesar da vontade de formalizar o negócio, sempre esbarrou nas dificuldades de custeio com os gastos gerados com a contratação de contador e adoção de outros procedimentos necessários ao registro da empresa. “Sempre tive o desejo de me formalizar, mas os custos eram muito altos. Foi então que tomei conhecimento desta campanha de formalização do empreendedor individual, que tem as taxas bem baixas, e resolvi me formalizar”, conta.

Ainda de acordo com Graça, outro fator determinante na busca pela formalização da empresa é a possibilidade de emitir a nota fiscal. “Já deixei de realizar vários trabalhos porque o cliente solicitava nota fiscal, e como não tinha, acabava deixando de ganhar. Com meu negócio legalizado pelo empreendedor individual, isso não ocorrerá mais”, assegura.

Além do atendimento que acontecerá na Praça do Pax, das 9h às 17h, até sexta-feira (6), a Semana do Empreendedor Individual também mobilizará autônomos em 12 bairros de Mossoró. Nesta terça-feira (3), será a vez dos bairros Abolição IV e Santo Antônio receberem a Oficina Sebrae para Empreendedores Individuais, que tem o objetivo de capacitar informais e proprietários de negócios já formalizados no Programa EI.

Fonte: Assessoria Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *